Já imaginou se tivéssemos uma Disney brasileira? Poucos sabem que José Vasconcellos tentou se aventurar no segmento dos parques temáticos. O artista tinha planos de construir um imenso parque no Brasil, algo comparável aos famosos empreendimentos da Disney em Orlando, nos EUA.

Famoso do grande público por interpretar o divertido gago Ruy Barbosa Sá-Silva, aluno da Escolinha do Professor Raimundo, José Vasconcellos é considerado um pioneiro do stand-up comedy no Brasil. O comediante fazia comédia em pé e de cara limpa nos palcos do Brasil muito tempo antes disso virar moda.

No entanto, a ideia de construir uma Disney brasileira não deu certo e levou Vasconcellos à falência.

Carreira de sucesso

José Vasconcellos
José Vasconcellos

José Vasconcellos fazia todo mundo rir com seus espetáculos de humor, no qual fazia imitações e contava piadas do cotidiano. Ele alcançou enorme popularidade ao lançar o disco Eu Sou o Espetáculo, que rendeu mais de 100 mil cópias.

Considerado um verdadeiro showman, José Vasconcellos logo chegou à televisão, participando de programas de variedades e humorísticos. Depois disso, seu talento foi reconhecido em todo o Brasil.

Entre um show e outro, José Vasconcellos viajou até os EUA e conheceu o Walt Disney World. Encantado com a imensidão do parque temático de Mickey Mouse, o ator voltou ao Brasil disposto a investir num empreendimento semelhante.

O que aconteceu com a Vasconcelândia?

Em 1968, José Vasconcellos fundou a Vasconcelândia Empreendimentos Turísticos S/A. Ao receber de um amigo um terreno de 1 milhão de metros quadrados localizado em Guarulhos, o ator deu início ao projeto de construção de seu sonhado parque.

A ideia era construir um complexo com restaurante, hotel, lagos e ilhas artificiais, além de brinquedos e representações das cidades brasileiras, que poderiam ser visitadas pelo público a bordo de um trenzinho.

Vasconcellos aproveitou o momento em que a Bolsa de Valores estava em alta para investir alto no projeto. O ator começou a vender ações do projeto no mercado e, inicialmente, tudo conspirava a favor do ambicioso projeto. Porém, a partir de 1974, ele não conseguiu vender mais ações e a Vasconcelândia começou a dar prejuízo.

“Não havia apoio oficial e foi ficando difícil”, afirmou o comediante em entrevista à Folha de São Paulo.

Falência

Vasconcelândia queria ser a Disney brasileira
Vasconcelândia queria ser a Disney brasileira

Disposto a salvar seu negócio e realizar o sonho de ter seu parque, José Vasconcellos buscou apoio de empresários japoneses e alemães. No entanto, ele não conseguiu assegurar essa colaboração, já que os empresários descobriram que não havia uma rodovia pavimentada que daria acesso ao parque.

Com isso, a Vasconcelândia ficou parada por praticamente 10 anos, sem qualquer perspectiva de retomada do projeto, o que levou José Vasconcellos a praticamente falir. Por conta disso, sua família o convenceu a abrir mão do negócio que só dava prejuízo.

Assim, o comediante arrendou o negócio para um grupo do Rio de Janeiro e, em 1977, o parque foi a leilão para saldar dívidas com o governo federal. Até hoje, o terreno se encontra abandonado, com algumas construções do parque tomadas por mato.

“A ideia valeu a pena e não me arrependo de ter feito”, disse o humorista em entrevista.

O que aconteceu com José Vasconcellos?

Paralelamente ao empreendimento falido, José Vasconcellos seguiu com sua carreira de sucesso na comédia. O artista participou de inúmeros programas de humor históricos, como Faça Humor Não Faça Guerra (1971) e Praça Brasil (1987).

Em seguida, levou seu mais famoso personagem, o gago Ruy Barbosa Sá-Silva para os bancos da Escolinha do Professor Raimundo, atuando ao lado de Chico Anysio. Ele viveu o mesmo personagem na Escolinha do Barulho (1999), na Record.

Ele ainda passaria por A Praça É Nossa, no SBT. José Vasconcellos faleceu em 11 de outubro de 2011, aos 85 anos, por conta de uma parada cardíaca.